Explorar

Comunidades em Português

Anuncie na Engormix

Hormônios alimentação frango de corte

Por que hormônios não são usados na alimentação de frango de corte

Publicado: 25 de junho de 2012
Sumário
Desde que a produção intensiva de aves teve seu início, ainda na década de sessenta, os empresários e os técnicos do setor têm convivido com a avaliação, geralmente de leigos, de que estas aves, para serem produzidas, necessitam da adição de hormônios em suas dietas. Na realidade, quando se trata de manife...
Tópicos relacionados:
Autores:
Antônio Mário Penz Junior
Cargill
Cargill
Recomendar
Comentário
Compartilhar
Alfredo Navarro de Andrade
25 de junio de 2012

Meu caro amigo Mario Penz,
Interessante sua disseratção sobre a evolução da avicultura e suas razões porque a avicultura não se utiliza de hormônios. No entanto gostaria de enfatizar dois pontos: 1o. os hormônios normalmente utilizados na pecuária são estrogênicos e, aqui refiro-me a mamíferos. Os estrogênios quando utulizados na forma adequada e como prescrita promove uma melhoria na eficiência alimentar e acabamento das carcaças (REPITO EM MAMÍFEROS). Nas aves, por sua natureza fisiólogica, o uso de hormonios estrogênicos não tem qualquer ação benéfica.
Mário todos da avicultura deviam, toda vez que aparece um falso técnico apregoando qiue os frangos crescem da forma atual por causa de hormonios, deveriam lançar um desafio no sentido de pedir que estes técnicos apresentassem qualquer produto a base de hormonios vendidos OTC com a finalidade de melhorara a eficiência dos frangos. Caso não apresentassem deveriam ser processados destinando vultuosa quantia a instituições de caridade. Só com punições exemplares estes destratores da avicultura moderan que não sabem a diferença entre ficção e ciência pensarão duas vezes antes de divulgar inverdades.
Um abraço
Alfredo Navarro de Andrade, Ms, PhD

Recomendar
Responder
Romão Miranda Vidal
25 de junio de 2012

" A INGUINORÂNCIA É QUE ASTRAVANCA O PORGUESSO DO BRASIL",isto dito por um boiadeira amigo meu, que tinha uma visão muito clara e prática da vida e do cotidiano pecuário no qual convivia. Anos passados e me deparei com ele em uma Exposição de Gado Nelore. E durante o evento fomos almoçar em uma churrascaria, onde ele ouviu que a carne produzida no Brasil, continha uma quantidade enorme de hormônios.  Simplesmente ele quase foi esclarecer o fato ao vizinho ao lado. Calma e muita calma, aconselhei.
Agora imaginemos este tipo de comentários diante de um assador de frangos (televisão de cachorro), diante de um balcão frigorífico de frangos ou em um supermercado? Qual seria o estrago?
Na realidade o que falta é isto não é tarefa de nós Médicas(os) Veterinárias(os), são ações pontuais de marketing institucional, onde se faça esclarecer à população consumidora quais os Protocolos empregados na produção de um simples e solitário frango de corte. Desde a Genética (bi-savós e etc0 até o incubatório. Toda a cobertura vacinal, nutricional, Bem Estar Animal, Boas Práticas Avícolas, Segurança Alimentar e etc.
E por fim, com um celular de última geração e com frango vivo, perguntar ao que "astravanga o proguesso.."
sabe quanta tecnologia embarcada tem no seu celular em relação a este frango vivo? Não sabe? No seu celular tem 5% de tecnologia embarcada e neste frango tem 95% e mais de 50 anos de pesquisa pura.
Quanto aos hormônios? Bom até que eu concordo com o seu uso. Nas academias dos puxadores de ferro, para servirem de exemplo, que o uso de hormônio leva a um câncer de fígado, a um câncer de pâncreas e ...
Parabéns pelo artigo.
Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.

Recomendar
Responder
Rogério Batista Soares
25 de junio de 2012

Muito bom e esclarecedor o artigo. Deveria ser veiculado na imprensa que atinge o consumidor e também divulgado pelas redes sociais. Parabéns!

Recomendar
Responder
Eudes De Souza Leite
25 de junio de 2012

Deveríamos ter mais artigos deste tipo. Além disso, eles deveriam ser amplamente divulgados, pois, hoje, a agropecuária está sob ataque de muitos mitos.

Recomendar
Responder
Volnei Luis Pereira
Castrolanda
25 de junio de 2012

Caro Mário!
Parabéns pela matéria esclarecedora neste assunto que tanto se houve falar. Pior que tem gente que não come carne de frangos pensando nisso.
Quem sabe assim conseguimos começar a mudar a "cabeça" desta pessoas.

Recomendar
Responder
Fernando Evelyn
26 de junio de 2012

Prezado, Dr. Mario.
Seu artigo é um marco muito interessante da Nutrição Avícola, pois aborde de forma clara e inequívoca uma suscitação bastante comum entre médicos e nutricionistas. Este artigo não deverá ficar restrito ao meio veterinário, mas deve ser difundido e replicado por todos nós como referencia final a este tema.
Parabéns.

Recomendar
Responder
Luiz Beirith
2 de julio de 2012

Parabéns pelo artigo Dr. Mário Penz.

Este paradigma negativo precisa ser de uma vez por todas desmistificado sobre o uso hormônios.

Grande abraço.

Luiz Beirith.

Recomendar
Responder
Luiz Bier
Amlan
2 de julio de 2012

Infelizmente este assunto ainda não está claro para a população e deve ser esclarecido à todos, inclusive à alguns profissionais da área da saúde que erroneamente acusam a cadeia produtiva de aves de usar hormônios na produção de frangos de corte.

Recomendar
Responder
Will Oliveira
3 de julio de 2012

Muito bom o artigo. É o que sempre digo para meus alunos dos cursos de agropecuária e agroindústria, sempre que tenho a oportunidade. Gera uma boa discussão e todos saem convencidos e esclarecidos ao final. Fico sempre na esperança que propaguem a verdade de que não se usa hormônio na produção de frangos.

Recomendar
Responder
Antônio Mário Penz Junior
Cargill
Cargill
5 de julio de 2012

Meus prezados:

Recebo seus comentários com muita satisfação.

Sempre devemos nos posicionar com relação a informações indevidas e que possam comprometer o nosso segmento. Pessoas leigas têm causado este tipo de confusão na opinião pública. Se não nos posicionamos com segurança e objetividade, fica o impasse de quem está com a verdade. Neste caso, temos a verdade e devemos defendê-la.

Aproveito para convidá-los para assistir o programa Roda Viva, da TV Cultura, na próxima segunda feira, dia 9 de julho, às 22:00 horas, quando o Prof. Bertechinni estará discutindo este e outros assuntos relacionados à avicultura.

Um grande abraço a todos e mais uma vez obrigado por suas considerações.

Mário Penz.

Recomendar
Responder
Elizangela Nunes
13 de julio de 2012
Excelente artigo, parabéns! sou técnica em agropecuária e durante a fase de formação este foi um dos assuntos mais discutido, concluimos com a certeza do tripe que sustenta o avanço da avicultura : sanidade, alimentação e genética.
Recomendar
Responder
Antônio Mário Penz Junior
Cargill
Cargill
14 de julio de 2012

Obrigado Elizangela!

Realmente, sempre que tivermos oportunidade, devemos nos pronunciar e nos posicionar.

Um abraço

Recomendar
Responder
Edgard Jorge Cao Toffano
17 de julio de 2012

QUALQUER TRABALHO DE ESCLARECIMENTO AO PUBLICO, SEJA ELE QUAL FOR, O SETOR DEVERA FAZER O QUE ALGUMA EMPRESA JA VEM REALIZANDO COM IMPACTO DE 100% JUNTO AO CONSUMIDOR, ASSIM AFIRMO POR SER VETERINARIO E TRABALHADO NA INSPEÇÃO FEDERAL E SER FREQUENTADOR , COMO TANTOS, DE COMPRAS NOS SUPERMERCADOS. FAZER CONSTAR NA ROTULAGEM APROVADA NO MINISTERIO DA AGRICULTURA O NÃO USO DE QUAISQUER SUBSTANCIA PREJUDICIAL A SAUDE PUBLICA. A MENTIRA VIROU VER DADE E SO AQUELES QUE ESTAO TRAZENDO EM SUAS ROTULAGEM - AUSENCIA DISTO OU DAQUILO CHAMAM A ATENÇÃO DO CONSUMIDOR, TANTOS OS MAL INFORMADOS COMO AQUELES INFORMADOS PELO QUE ESTA ESCRITO NA ROTULAGEM NO PRODUTO QUE ESTÃO NAS PRATELEIRAS. ACABAM LEVANDO. MUITAS DAS VEZES UM PRODUTO A PREÇOS ELEVADOS, SUSPEITANDO DA QUALIDADE DOS DEMAIS POR SEREM MAIS BARATOS .

Recomendar
Responder
Roney Mendes De Arruda
IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
18 de julio de 2012

Sou professor de avicultura para técnicos em agropecuária e o maior paradigma é o bendito uso de hormônio em frangos, além das argumentações técnicas, faço experimentos comparativos de variando a composição da alimentação dos animais para os alunis visualizarem a importância da alimentação e manejo como componentes do sucesso da criação, Analisamos exaustivamente os rótulos de rações, núcleos e pré-mistura mineral/vitamínica e ainda assim tem aluno que teima na existência de hormônios em frangos de corte.
Mas o conteúdo da matéria é muito bom.
Parabéns

Recomendar
Responder
Romão Miranda Vidal
23 de julio de 2012

Quer em uma solução para por fim a toda esta discussão? Adotar uma sistemática chamada RASTREABILIDADE. Protocolos Técnicos devem ser elaborados por Médicas(os) Veterinárias(os), no que tange ao exercício pleno da Profissão, por Zootecnista idem e ponto final. Uma vez formatados todos os Protocolos, estes devem ser submetidos a aprovação por um organismo maior.Implantados, devem ser monitorados. Solicita-se uma Pré-Certificação.Tudo em ordem, Certifica-se o produto. Primeiro deve-se se Certificar o Sistema de Produção. Depois Certifica-se o Produto e por fim a Propriedade. E então se os tais hormônios estiverem presentes,não se Certifica e ponto final.
A Medicina Veterinária tem que entender que existe um organismo INMETRO e uma organização chamada ABNT e que deve-se sim, deve-se buscar nestes organismos as NB's que parametrizem ações. Existe um sub-comitê na ABNT que trata de assuntos (NB's) que podem e devem ser estimulados, estudados,implementados,no que diz respeito à avicultura. Por exemplo.O MAPA não tem competência internacional para Certificar ISO-9000; HACCP. Tem competência para certificar sanidade animal. No item nutrição tem. Mas não pode emitir um Certificado internacional. É neste tópico que as CERTIFICADORAS acreditadas internacionalmente fazem a diferença e em especial na RASTREABILIDADE. O dia em que a ABAV e a congênere de exportação, se entenderem em implantar um único sistema de RASTREABILIDADE, que vai dos Matrizeiros (RASTREABILIDADE ESPECÍFICA PARA MATRIZES), Incubatório (idem); Fábrica de Ração (idem), Sistemas criatórios (idem) Apanha e Transporte, afora a industrialização, todas estas discussões e polêmicas deixarão de existir, para que reine o entendimento técnico.

Recomendar
Responder
Marcelo de Souza Lima
23 de julio de 2012

Prezado amigo Penz,
como sempre, clareza e objetividade são marcas essenciais dos seus comentários e palestras. Me farto quando tenho que ouví-lo ou ler algo que você compartilha conosco.
De fato, concordo plenamente com você quado diz que devemos fazer prevalece o conhecimento toda vez que um leigo emite, por ouvir dizer, uma opinião que não seja verdade.
Com essa postura tenho ouvido das pessoas menos cultas, que sou enjoado, metido, que gosto de aparecer, que sou puxa saco, que defendo o setor que paga as minhas contas e outras injúrias que não me recordo, mas não deixo que algo que sei que não é verdade, seja repassado para frente.
Em relação ao mito dos hormônios, quanto mais no interior adentramos, mais forte é a crença, mas, já diminuiu bastante. Mais o que mais me espanta, ainda nos dias atuais, são posicionamentos de profissionais da área de medicina que emitem opiniões desfavoráveis à avicultura sem nenhum embasamento científico, por mera falta de ética profissional. Isso me assusta, por que hora dessas posso precisar de desses profissionais e aí, como fica? Morro de medo de médicos, se bem que há excessões.
Outro dia, somente ilustrando a gravidade do assunto, presenciei em uma mesa de restaurante, dois amigos comendo um frango assado e deixando de lado a ponta da asa e a sambiquira, questionando um deles o por que, a resposta quase me mata do coração, pois, ele relatou que era prescrição médica, por ser as duas partes onde mais se depositavam os hormônios consumidos pelos frangos. Pasme.
Não me restou outra opção a não ser, também por prescrição médica, embora acompanhada da expressão veterinário, que ele trocasse de médico, por que senão, corria o risco de ser morto por utra prescrição errônea e, de quebra, passei meu cartão com meu CRMV e meu endereço com telefone inclusive, para caso o mesmo não concordasse com o meu prognóstico.
Portanto, devemos sim, emitir a nossa opinião toda vez que tivermos certeza e convicção da verdade.
Grande abraço.

Recomendar
Responder
Matemático Arturo Gómez
23 de agosto de 2012

Isto é, existem normas e controles que permitem sancionar a quem eventualmente usasse nas aves hormônios substancias potencialmente tóxicas ao consumidor humano?

Recomendar
Responder
Milton Gomes Da Costa
27 de enero de 2013

Tenho uma grande curiosidade: hormônios de crescimento nos frangos, é injetável no primeiro dia de vida? Porque compramos lote de cem pintainhos por exemplo, sempre vem alguns que parecem não ter recebido o hormônio e não desenvolvem. Já criamos por diversas vezes pintinhos caipiras juntos com os de granja comendo a mesma ração e não tem o crescimento acelerado igual. Logo o hormônio não está na ração. Podem informar?

Recomendar
Responder
Andrea Troller Pinto
Universidad Federal Do Rio Grande do Sul UFRGS
Universidad Federal Do Rio Grande do Sul UFRGS
10 de abril de 2013
Caro Professor Penz! Sempre muito bom ler seus comentários! Muito obrigada!
Recomendar
Responder
Jean Marcelo Maul
14 de agosto de 2014
Sou Tecnólogo em Agropecuária, especializado em Avicultura Matrizes/Incubatório, sei que muitos falam sobre os hormônios na avicultura e muitos confundem hormônio com nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, etc. tem sido muito comum. Gostei muito da tua explanação e tenho um grande amigo que foi teu aluno...ele sempre me falou que tu fostes o professor de maior conhecimento entre todos...Forte abraço e como dizem os alemães da minha região, aqui do Médio e Alto Vale do Itajaí-SC :" Immer wenn du meinst es geht nicht mehr, kommt von irgendwo ein lichtlein her." ou seja, Mesmo nos momentos mais difíceis, surge uma tênue luz. Auf Wiedersehen (até logo).
Recomendar
Responder
1
Profile picture
Quer comentar sobre outro tema? Crie uma nova publicação para dialogar com especialistas da comunidade.
Usuários destacados em Avicultura
Daniel José Antoniol Miranda
Daniel José Antoniol Miranda
Trouw Nutrition
Lic. en Ciencias Animales, Doctor en Filosofía - PhD, Ciencia Animal (Ciencia Avícola) / Gestión de micotoxinas en las Américas
Estados Unidos
Eduardo Souza
Eduardo Souza
Aviagen
Vice-Presidente de Investigación y Desarrollo en Norte América
Estados Unidos
Vitor Hugo Brandalize
Vitor Hugo Brandalize
Cobb-Vantress
Cobb-Vantress
Director de Servicio Técnico en América Latina y Canadá
Estados Unidos
Junte-se à Engormix e faça parte da maior rede social agrícola do mundo.