Explorar

Anuncie na Engormix

Ecopatologia Diarréia Granjas Suínos

Ecopatologia da diarréia pós-desmame em granjas de suínos da região norte do Paraná, Brasil.

Publicado: 10 de maio de 2012
Sumário
INTRODUÇÃO A diarréia pós-desmame é uma das principais enfermidades na produção de suínos (BARCELLOS & STEPAN, 1991), representando um problema complexo em virtude da diversidade de agentes etiológicos e de fatores predisponentes envolvidos (GLOCK, 1981, ALFIERI et al. ,1994). Em particular, no Brasil, este problema digestivo ...
Tópicos relacionados:
Autores:
Prof. Dr. Caio Da Silva
Recomendar
Comentário
Compartilhar
Jose Orlando Gontijo Tavares
1 de mayo de 2015
tenho notado pouca atençao aos efeitos do cortisol nos estudos referentes á diarreia pós desmame. O cortisol reduz a mobilização de leucócitos circulantes por inibição da produção, e ligação, de moléculas de adesão aos receptores; diminui a atividade fagocitária e bactericida dos neutrófilos.O cortisol diminui o número de linfócitos circulantes, particularmente os T auxiliares, envolvidos na resposta a substâncias estranhas, e diminui, igualmente, a sua função. Toda a imunidade mediada por células está deprimida. O mecanismo de depressão desta resposta é complexo mas inclui uma redução na produção de mediadores intercelulares Sendo que seu maior efeito é notado no stress de mudança de ambiente e temperatura.o cortisol deprime a resposta imunitária em situações de stress fisiológico, como hipoglicemia, febre, trauma, medo, dor, exercícios físicos e temperaturas extremas. O padrão de secreção varia de indivíduo para indivíduo, mas tende a se manter constante para o mesmo indivíduo.
Recomendar
Responder
Prof. Roberto de Andrade Bordin
3 de mayo de 2015
Olá amigos excelente artigo e trabalho... Evidente que os fatores de maior expressão do estudo são os que refletem a relação com os problemas...com a diminuição ou não realização do vazio sanitário a pressão de infecção nas baias já está alta para estes lotes novos...agentes oportunista e outros presentes em elevado nível...outro tópico de extrema importância seria a elevada densidade de criação observada...que também aumenta a relação de estresse e facilita a ação dos microorganismos bem como a reduzida ação de combate imunológico em função do cortisol elevado pelo mecanismo de estresse...sem dúvida evidencio uma situação premeditada...PERDA PRODUTIVA... Agora uma pergunta... desde a realização do trabalho até hoje o que mudou na região em estudo?...seria bom repetir o estudo para ver o que aconteceu... abs e muito obrigado pelo artigo Dr. Caio.
Recomendar
Responder
Jose Orlando Gontijo Tavares
4 de mayo de 2015
Outro grande problema relacionado ao tema,são projetos mal feitos ou mal executados. Evolução de rebanho mal dimensionada,instalações ineficientes mal conservadas . A grande maioria das granjas foram aumentando sua capacidade de alojamento sem o respeitar a capacidade tecnicamente preconizada. Como é um problema multifatorial,erros de instalação,manutenção e manejo tem que ser observados
Recomendar
Responder
1
Profile picture
Quer comentar sobre outro tema? Crie uma nova publicação para dialogar com especialistas da comunidade.
Usuários destacados em Suinocultura
S. Maria Mendoza
S. Maria Mendoza
Experta global para Evonik
Estados Unidos
Ricardo Lippke
Ricardo Lippke
Estados Unidos
Uislei Orlando
Uislei Orlando
Director global de nutrición en PIC®
Estados Unidos