Explorar

Comunidades em Português

Anuncie na Engormix

Micotoxicoses em animais herbívoros

Publicado: 28 de maio de 2012
Sumário
Micotoxicoses em animais herbívoros Na maioria absoluta das vezes em que se discute o tema Micotoxinas/Micotoxicoses, não se aborda outra coisa que não esteja relacionada com as micotoxinas encontradas em cereais e oleaginosas. Quase ninguém se preocupa com as micotoxinas de ocorrência no campo. Não há estudos sistemáticos comparativos ...
Tópicos relacionados:
Autores:
Luiz Celso Hygino Da Cruz
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Recomendar
Comentário
Compartilhar
Fernando Baccin Amaral
29 de enero de 2013

Bom dia, tive um caso de uma fêmea bovina que apresentava-se em bom estado nutricional (gorda), que não foi mais encontrada, ou seja, estava no mata, sozinha.
Após alguns dias a encontramos cambalhante, com febre, narinas com descamação e, o mais interessante, um sobre casco nos quatro membros.
Não sei o diagnóstico definitivo, porém o animal sobreviveu, engordou novamente e foi descartado (abatido) .
Suspeitei de intoxicação por Micotoxinas, no caso ergotismo.

Gostaria de uma resposta. 

Obrigado.

Recomendar
Responder
Celio Costa Lopes
26 de febrero de 2013

Sou produtor e estou com problemas de parto, pois de vacas em perfeito estado de saúde, aparente, acabam nascendo bezerros mortos, todos totalmente formados. Pedi exames de sangue neste animais, estou aguardando resposta veterinária. Poderia fazer mais alguma coisa?

Recomendar
Responder
Iraldeval Da Rocha Monteiro
7 de marzo de 2013

Só posso dizer uma coisa. pu é leptosperose, ou brucelose.

Recomendar
Responder
Luiz Celso Hygino Da Cruz
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
20 de abril de 2013

Senhor Célio, diversas são as possíveis causas de aborto ou de partos de natimortos. Pode ser um agente infeccioso bacteriano, viral, fúngico, protozoários e agentes químicos diversos, ingeridos junto com plantas tóxicas ou mesmo produzidos por fungos crescento em alimentos fornecidos aos animais. Acho impossível que alguém possa firmar um diagnóstico à distância sem ter ao menos examinado os animais e o contexto em que eles estão inseridos. É indispensável uma consulta a um profissional Médico Veterinário que seja conhecedor de sua região e dos problemas próprios à região. Afirmações como a do Nutricionista Iraideval são desprovidas de base científica e, principalmente, de conhecimentos profissionais. Sugiro que o senhor contacte um Veterinário que trabalhe em sua região e o leve até à sua propriedade. Infelizmente não tenho como ajudá-lo, principalmente porque meus conhecimentos são limitados. Atenciosamente, Luiz Celso Hygino da Cruz

Recomendar
Responder
Iraldeval Da Rocha Monteiro
21 de abril de 2013

O fato do seu comentario não diminuir a minha tese ou o meu conhecimento, meu comentário foi emcima de trabalhos feitos em campo, no dia a dia com pecuarista, se a ciência ainda não sabe de muitas coisas na teoria, eu sei muito mais na prática, pois os estudos cientificos ainda estão longe de saber muita coisa, pois o maior cientista do mundo sabe de todas as coisas, e vocês o ignoram (Deus) o nosso criador, e de todo o universo, o qual nós tentamos entender, mas não existe inteligência no mundo que o desafie ele.

Com muito Respeito Dr., o Homem vive estudando a vida inteira, mas nunca descobriu que o amor entre os homens é o fator principal desta humanidade, e que o amor não é comhecido pelos homens.

Recomendar
Responder
Elena Mettifogo
12 de junio de 2013

Calma Senhores! Deus disse para que nós nos amássemos e não nos "amassemos".

O Prof. Hygino tem razão quando diz que é necessário a presença de um médico veterinário (com experiência científica e prática) para avaliar todas as possíveis causas destes casos de natimortos, baseando-se na anamnese, sinais clínicos e exames laboratoriais.
O Sr. Iraldeval, por outro lado, tem razão também em suspeitar de brucelose ou leptospirose. Como sou da área de microbiologia também começaria a suspeitar destas duas como doenças primárias. Muito embora a função de zootecnista não seja atuar na área de sanidade, um palpite como colega de classe irmã - a zootecnia, pode ser aceito perfeitamente.

Recomendar
Responder
Francisco de A. C. Brito
27 de junio de 2013

Uma das mais comuns são as micotoxinas em graminhas consumidas por herbivoros tal como as das braquiarias, especialmente a Decumbens, e nunca ouvi falar em aborto provocado pela toxina (PITHOMYCES chartarum). Gostaria de ter maiores detalhes, pois sou Médico Veterinário e trabalho com herbivoros.

Recomendar
Responder
Luiz Celso Hygino Da Cruz
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
7 de agosto de 2013

Também nunca ouvi qualquer referência a aborto associado à esporidesmina (micotoxina produzida pelo fungo Pithomyces chartarum).
Luiz Celso Hygino da Cruz

Recomendar
Responder
1
Profile picture
Quer comentar sobre outro tema? Crie uma nova publicação para dialogar com especialistas da comunidade.
Usuários destacados em Micotoxinas
Guilherme Bromfman
Guilherme Bromfman
Adisseo
North America Specialities Director
Estados Unidos
Fernando Tamames
Fernando Tamames
Special Nutrients
Asesor
Estados Unidos
Diego Montemayor
Diego Montemayor
Vicam Waters
Vicam Waters
Gerente de VICAM para América Latina
Estados Unidos
Junte-se à Engormix e faça parte da maior rede social agrícola do mundo.